segunda-feira, 13 de junho de 2011

É impossível ser feliz sozinho?

O Dia dos Namorados passou, finalmente. Neste dia tão "especial", os casais enamorados compram presentes para seus respectivos parceiros, saem para jantar em um restaurante melhor, vestem-se com roupas bonitas para acabar a noite, preferencialmente, sem elas. Há uma atmosfera mágica no ar propícia à proliferação do amor. Se assim não o é, pelo menos é como deveria ser. Mas o que acontece com aquelas pessoas que ainda não encontraram ou que nunca irão encontrar o seu respectivo?

Certamente, muitos são tomados por um sentimento estranho. Questionam-se por que não têm ninguém com quem compartilhar o seu amor; perguntam-se se são menos interessantes que aqueles outros que possuem namorados; alguns, inclusive, pensam que lhes falta algo. Normal sentir-se carente algumas vezes, especialmente, quando a cidade é tomada por outdoors que estampam casais felizes aproveitando um dia magnífico no 12 de Junho. Então, algo me inquieta, será impossível ser feliz sozinho?

Dos meus 19 curtos anos de vida, passei 19 anos 'sozinho'; obviamente, não no sentido literal de não ter ninguém, mas sem ter um namorado ou algo parecido. Daí, concluir-se-ia que fui infeliz, e que sou menos interessante que os outros? De jeito nenhum! Não há como negar que algumas vezes já fui tomado por esses sentimentos, mas a maior parte de meus anos (bem) vividos foram marcados por felicidade, mesmo 'sozinho!'

Não consigo ser tomando por essa excessiva carência que acomete certas pessoas. Algumas vêem-se desesperadas pelo simples fato de não terem um namorado, chegando ao extremo de vincular a sua própria felicidade ao 'status' de "namorando". Incontáveis são aqueles que pulam de relacionamento em relacionamento porque temem a solidão ou os que preferem persistir em uma relação já falida. Esses são os verdadeiros infelizes, pois não sabem apreciar a agradabilíssima companhia de si mesmo.

A felicidade não está e nunca esteve fora do próprio indivíduo, afinal, ela é um estado de espirito. Assim, não devemos vinculá-la a outros, nem mesmo ao ser amado. Certamente, o estar com alguém de quem gostamos proporciona condições favoráveis a este estado de espirito, contudo não é uma relação de causa e efeito, muitas outras variáveis existem. O que acontece, por exemplo, quando a pessoa por quem se é apaixonado lhe ignora ou lhe agride? Obviamente, o efeito não é a felicidade, mas o oposto disso.

Ademais, outros fatores também são proporcionadores de condições favoráveis ao surgimento deste sentimento libertador. Viagens, amigos, dinheiro, animais de estimação, música, filmes, sucesso profissional e acadêmico, comida, boa saúde e tantos mais são, em minha visão, até mais importantes do que ter alguém para dizer "boa noite" quando se chega em casa após um dia cansativo de trabalho. Incompleto e infeliz sentir-me-ia se não os tivesse e não pudesse desfrutar daquilo que me faz bem. De pessoas para amar e que anseiam para amar alguém o mundo está cheio, por isso, melhor cuidar dos bons amigos, tomar "uns bons drink"... porque esses, sim, são escassos.

Satisfeito

Você me deixou satisfeito
Nunca vi deixar alguém assim
Você me livrou do preconceito de partir
Agora me sinto feliz aqui
Quem foi que disse que é impossível ser feliz sozinho?
Vivo tranqüilo, a liberdade é quem me faz carinho
No meu caminho não tem pedras, nem espinhos
Eu durmo sereno e acordo com o canto dos passarinhos.

Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte


5 comentários:

  1. amei, amei, amei! Só isso q tenho a dizer!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Concordo! Se condicionamos nossa felicidade ao outro, isso só traz ansiedade, medo e angústia... Acho que só podemos ser felizes com o outro se o sabemos ser sozinhos... Arrasou little brother :P hehehe e nem precisou de terapia p isso hahahaha beijos

    ResponderExcluir
  3. você escreve muito bem! mais uma coisa nossa em comum.. sou assim, modesta! kkkk beijos, divo!

    ResponderExcluir
  4. O amor que nos enche não está apenas no companheiro para dizer boa noite...está na vida (amor a vida) está na natureza (amar a natureza), está nos amigos (amor de amigo) está na família, o mais puro amor o de nossos familiares... PERFEITAS SUAS COLOCAÇÕES...

    ResponderExcluir