sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Viver é transcender.

Vou escrever sobre um tema que já venho pensando há um tempo. Este será um texto com conteúdo um pouco mais "filosófico", contemplativo. Sei que, nas últimas postagens, afastei-me do estilo de escrever de quando comecei o blog. Mas agora tentarei voltar um pouco a minha essência. Afinal, é sempre bom poder voltar.

O início da vida sempre foi e será (pelo menos eu espero que sim) o grande mistério. Não vim aqui para dissertar sobre as diversas correntes que explicam este fenômeno, mas para falar o que é, para mim, o sentido da palavra "viver". A primeira significação que consta no dicionário Aurélio é: "Ter vida; estar com vida; existir." Uma definição muito simplista, que não traz a grandiosidade de sentido presente neste pequeno verbo de apenas duas sílabas. Todos existimos, mas pouco vivemos, como diz Oscar Wilde: "Viver é coisa rara. A maioria das pessoas apenas existem". A frase não poderia ser mais perfeita. Viver é muito mais que existir e ter as necessidades biológicas atendidas. Viver é transcender.

O homem, diferentemente de outros seres vivos, tem desejos, sonhos, dúvidas. E são esses anseios, essas incógnitas que nos movem. A noção de que a vida é curta é o que nos faz ter tantos sonhos e desejos. Queremos realizar projetos, ser felizes, livres, sentir aquela brisa gentil na face e deixa o cabelo esvoaçar. Mais que isso, procuramos ultrapassar barreiras, esforçamo-nos ao máximo para fazer aquilo que, outrora, era impossível. O desejo de realizar sonhos faz com que nos sintamos encorajados a ir além, até o limite de nossa capacidade. O homem quer estabelecer marcas, recordes. Criamos utopias para tentar alcançá-las, mesmo sabendo que são impossíveis. Porém, o fato de serem irrealizáveis faz com que nos sintamos ainda mais estimulados. É nossa grande ambição, que é tão saudável e motivadora.

Contudo, não podemos focar somente em nossos desejos pessoais. Imprescindível para aquele que vive, tanto quanto o oxigênio, é criar relações interpessoais. Faz parte de nós querer conhecer o próximo. Precisamos de alguém para nos dar colo, carinho, afeto, e até mesmo para ter desavenças. Amigos são tão importantes. Uma amizade saudável nos torna uma pessoa melhor; acreditem, sou uma prova disso. Aliás, conhecer o semelhante é o início de todo o processo criativo. É a partir desse processo de comunicação e intercâmbio com o outro que se criam símbolos, instituições, metas, constroem-se sonhos em castelos de pedra. "É impossível ser feliz sozinho" dizia, sabiamente, Tom Jobim. Aquele que é só não vive, apenas existe.

Ter vida é tão bom, tão milagroso, prazeroso. Infelizmente há os que não conseguem enxergar isso. Mas existe tanta alegria e felicidade no mundo, basta descobrir onde reside a de cada um. Ver cores, tanger, tocar, sentir texturas e experimentar matizes variadas é tão fantástico. Poder sorrir, mesmo que disfarçadamente, dá-nos prazer e uma alegria imensa, indescritível. Olhar as flores coloridas no campo e aspirar o perfume que delas exala é magnífico. Ah, chorar, sentir a lágrima cair do rosto...Momentos que palavras, imagens nunca conseguirão captar a essência e a grandiosidade, porque expressam o esplendor da condição humana. Mas o melhor de tudo é saber que estes momentos são fugazes, e que a vida é demasiadamente curta. A idéia de eternidade é assustadora, viver seria entediante se não durasse tão curto espaço de tempo.

Ter algo para se apegar, idolatrar (sem fanatismo) é, também, fonte de prazer. Trabalhar, ser independente e mais livre dá a sensação de sermos mais plenos, realizados. Isso é viver. A dor, o sofrimento, a felicidade, a liberdade, a brisa, a flor, o perfume, as texturas, tudo maravilhosamente (de)ordenado, misturando-se em matizes diversas e belas. Quero transcender; ser jogado ao vento e ao mar, e poder sorrir. "Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão…/ Que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades e às pessoas,/
que a vida é bela sim,/ e que eu sempre dei o melhor de mim… /e que valeu a pena."

4 comentários:

  1. Quando vi o título do post, surgiram a minha mente milhares de idéias/conceitos/reflexões. E ao longo do seu texto, esse turbilhão de interpretações da vida foram descritas de uma forma bem agradável de ler. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. tudo vale a pena quando a alma não é pequena

    ResponderExcluir
  3. estou sempre por aqui...
    adoro seus textos e a forma como escreve me faz viajar!

    um dia vou dizer pra alguem "ja peguei ele no colo sabia? e ja derrubei ele algumas vezes tb!" uhhehueuhehue

    parabeens de verdade!

    ResponderExcluir